
Perda de peso com doenças renais crônicas em estado avançado: temos que levar em consideração a dieta individual, qualitativa, à vontade? Uma revisão e um estudo de caso-controle
Realizado com a colaboração do setor de Nefrologia do Hospital de Orbassano (TO) e da Universidade de Torino.
Nos estados avançados de doença renal crônica a obesidade representa um obstáculo à possibilidade de receber um transplante de rim. Por esse motivo recomenda-se perder peso antes de ser inserido na lista de espera.
O estudo publicado na revista Nutrients relata o caso de um homem que após várias tentativas para perder peso encontrou a solução com o programa Bioimis.
Primeiro o paciente começou com uma dieta clássica hipocalórica perdendo peso somente por um breve período, e logo depois recuperou tudo.
Ele era contrário à cirurgia bariátrica, mesmo porque faltava um grupo local de referência com experiência específica de pacientes em pré-diálise e em diálise.
Então, vendo os resultados positivos obtidos por outras pessoas, resolveu fazer parte do grupo RENIRE.
Com o Coaching Bioimis perdeu 16 kg nos primeiros dois meses e mais 4 kg em 5 meses de manutenção, diminuindo o IMC de 37 a 31,7.
Participando do Programa Bioimis conseguiu entrar na lista de espera para o transplante porque sua condição de saúde melhorou.
O peso e os valores do sangue melhoraram tanto que foi possível alcançar esse grande resultado.