
Reduzir o consumo de proteínas ou reduzir o peso? Qual das duas abordagens é aplicada primeiro em pacientes obesos afetados por glomerulopatias proteinúricas? Os resultados preliminares de uma nova abordagem, sequencial e dietética em 15 pacientes.
Realizado com a colaboração do setor de Nefrologia do Hospital de Orbassano (TO) e da Universidade de Torino.
Este é o segundo estudo apresentado no primeiro curso CME da Diabesity Working Group da ERA-EDTA que foi realizado em Tenerife.
O objetivo deste relatório foi discutir os resultados obtidos em pacientes obesos ou com sobrepeso afetados por glomerulopatias proteinúricas com uma nova abordagem, que envolveu duas dietas em sequência: primeiro, uma dieta para emagrecer intensa e a curto prazo, seguida por uma dieta com baixo teor proteico e a longo prazo, ambas baseadas nas características do paciente e suas preferências pessoais, dentro de uma escolha variada de alimentos.
Embora ainda em andamento, o estudo, com uma abordagem dietética adaptada ao sobrepeso e à obesidade em pacientes com doenças glomerulares proteinúricas, sugere que uma combinação sequencial de perda de peso intensa e uma dieta com baixo teor de proteína poderia ser bem sucedida na perda de peso, mantendo sempre a massa magra e controlando a hiperfitração e a proteinúria.
Neste contexto, um acompanhamento rigoroso multiespecializado dedicado e um programa alimentar de escolha múltipla, flexível e de qualidade, foram a chave do sucesso.