
Os frutos do bosque (também conhecidos como frutos silvestres ou frutos vermelhos): doces, frescos e convidativos. Cheios de cor e sabor, os morangos e os mirtilos são apreciados por adultos e crianças. Ricos em propriedades nutricionais, eles ajudam, significativamente, a circulação sanguínea e também ajudam a manter a forma, de modo simples e apetitoso.
Radicais livres, adeus!
O morango, fruta vermelha por excelência, garante ao organismo inúmeros benefícios. Encontram-se entre as suas propriedades um forte efeito adstringente, anti-hemorrágico e anti-tumoral. A presença de flavonóides, antioxidantes, vitaminas e minerais podem prevenir o câncer, diabetes e problemas cardiovasculares. Rico em vitamina C, é considerado um valioso antioxidante natural que previne rugas e reduz a retenção hídrica, favorecendo a absorção de ferro e a produção de colágeno. As antocianinas presentes estimulam a utilização das reservas de gorduras para produzir energia, combater o stress e proteger a vista.
Morango, como é gostoso: basta pouco para manter-se em forma
O efeito benéfico dos morangos diz respeito às diferentes áreas do corpo, contribuindo para a saúde de todo o organismo.
- no sangue: regulam o nível de açúcar, evitando o pico glicêmico que, em muitos casos, determina o aumento do peso, mudanças de humor, diabetes
- nos músculos: reduz e retarda os processos inflamatórios
- no esófago: neutraliza a produção de células cancerosas
- no fígado: graças às fibras, são eficazes no tratamento da gastrite e da diarréia
- protegem os dentes: ricos em xilitol, os morangos impedem a formação da placa bacteriana e do tártaro
- ajudam a prevenir a redução das faculdades motoras e cognitivas associadas ao envelhecimento e especialmente à doença de Alzheimer e a melhorar a memória, graças à presença do fósforo
Ricos em cálcio, ferro e magnésio, são recomendados para aqueles que sofrem de artrite, gota e reumatismo. Composta de 90% de água, são recomendados por suas propriedades laxativas, diuréticas e depurativas. A presença de fibras aumenta a sensação de saciedade, regulariza o intestino e reduz a absorção dos açúcares. Por estas razões, a ingestão de morangos ativa o metabolismo dos lipídios, facilitando o emagrecimento.
Benefícios dos morangos: o parecer positivo dos cientistas
Um estudo publicado no “Journal of Nutritional Biochemistry” (Jornal de Bioquímica Nutricional) mostrou que as deliciosas frutas vermelhas podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol mau e de triglicérides, melhorar o perfil lipídico do sangue e, portanto, reduzir os fatores de risco cardiovasculares. Os morangos são uma ajuda valiosa na redução do colesterol e na reparação dos danos nas artérias. Protegem a pele dos raios ultravioletas nocivos e o estômago dos efeitos do álcool.
Mirtilos à vontade para a saúde do sistema cardiovascular
Em um anúncio publicado na respeitada revista “Circulation”, o Prof. Dr. Eric Rimm da Harvard Medical School (Universidade de Medicina de Harvard) demostrou que o consumo de morangos e mirtilos melhora significativamente a elasticidade dos vasos sanguíneos e a limpeza das suas paredes internas, reduzindo o risco de placas ateroscleróticas.
Estas frutas são constituídas por substâncias específicas chamadas bioflavonóides e antocianinas, que atuam positivamente no sistema cardiovascular. Os bioflavonóides fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos menores, combatendo contra os ataques de organismos patogénicos e eliminando resíduos de produtos de células. As antocianinas protegem os vasos maiores das perigosas placas ateroscleróticas.
Todo o sabor da fruta vermelha
Morangos e mirtilos são um verdadeiro manjar do deuses: doces e apetitosos, estimulam os grandes e os pequenos. São ideais para comer no café da manhã, para começar o dia. Seus inúmeros benefícios à saúde os posicionam entre os melhores frutos úteis para uma dieta equilibrada.