
Preto, vermelho e azul: o mirtilo é conhecido por ser uma fruta colorida e rica de propriedades. Pertencente à família Ericaceae, é um alimento com evidente propriedade antioxidante e anti-séptico. É uma fruta apreciada pelo universo feminino, uma vez que é útil no tratamento para combater a celulite. Leia mais para descobrir todos os benefícios do mirtilo!
Benefícios do mirtilo
O consumo do mirtilo é indicado para todas as formas de distúrbios intestinais e do fígado. Ajuda a prevenir as hemorragias causadas pela fragilidade dos capilares e é um valioso aliado contra doenças da circulação e da visão.
As principais propriedades do mirtilo são:
- Poder antioxidante: as frutas vermelhas protegem a nossa pele contra a ação dos radicais livres.
- Ação neutralizante: o ácido hidroxicinâmico presente no mirtilo é capaz de neutralizar as substâncias cancerígenos presentes no aparato digestivo.
- Propriedades terapêuticas: o mirtilo cura a fadiga visual e a fragilidade dos vasos capilares. O seu consumo promove a produção da rodopsina, uma proteína que melhora sensivelmente a capacidade de ver em condições de baixa luminosidade e melhora a adaptação da vista à escuridão.
- Resistência cardíaca: as antocianinas agem no coração, aumento a resistência do músculo cardíaco.
- Efeito anti-séptico e anti-inflamatório: o mirtilo reduz flatulência e combate a diarréia.
- Melhoria da diurese: o suco da fruta é uma solução para os problemas da diurese.
- Prevenção em indivíduos hipertensos: a ingestão de antocianinas ajudam a prevenir a hipertensão arterial.
Dieta e bem-estar: as antocianinas da saúde
O extrato seco do mirtilo ajuda a diminuir sensivelmente a oxidação das partículas do colesterol LDL, ou seja, a origem das placas ateroscleróticas que se formam nas paredes das artérias. Por esta razão, as antocianinas contidas nos mirtilos representam uma protecção importante para a saúde cardiovascular.
Além disso, as antocianinas desenrolam uma atividade benéfica contra doenças relacionadas à diarreia e às infecções que afetam o aparato urinário.
Mirtilo preto ou vermelho?
As variedades de mirtilo contêm diferenças importantes: a cor e sabor, mas também benefícios peculiares.
O mirtilo preto
Este tipo de fruta fornece uma grande gama de benefícios para o organismo. Neste pequeno alimento, se escondem muitas substâncias: açúcar, ácido cítrico e ácido hidroxicinâmico, vitamina B9, taninos e antocianinas em grandes quantidades.
Estudos realizados por cientistas da Tufts Univerity asseguram que, para atuar e manter uma defesa eficaz contra as bactérias, é suficiente beber por sete semanas meio copo de suco de mirtilo por dia. Os resultados desta "cura" mostraram o desaparecimento dos sintomas da cistite em 73% dos casos analisados.
Mirtilos Vermelhos
O mirtilo vermelho apresenta uma alta concentração de ferro, vitamina C e fibras, características que lhe conferem o título de "alimento extremamente saudável e benéfico." Rico em princípios ativos, estas frutas contêm vitamina A e vitamina C, ácido cítrico e ácido málico, fósforo, manganês e cálcio.
Os mirtilos desenrolam uma ação refrescante, adstringente e tônica.