
A couve-flor é um vegetal que pertence à família das crucíferas, apreciada sobretudo por sua deliciosa flor carnuda. Os gregos a consideravam um alimento sagrado, era uma habitual refeição dos romanos que, credendo no seu poder curativo, tentavam consumi-la crua para ajudar o corpo a absorver melhor o álcool.
Uma flor rica de saúde!
A couve-flor é um vegetal com muitas propriedades, sendo composta por:
- proteína
- açúcar
- sais minerais como cálcio, fósforo e potássio
- vitamina C (presente em maiores quantidades respeito às frutas cítricas)
- princípios ativos úteis para combater os tumores, inflamações
- elementos antioxidantes, anti-escorbuto, antibactericidas
È purificadora, mineralizante e promove a regeneração dos tecidos. Por estas razões, é um alimento que estimula a sensação de saciedade, particularmente indicada em casos de constipação intestinal, fadiga e anemia. Recomenda-se frequentemente em tratamentos para a diabete, uma vez que as suas propriedades controlam os níveis de açúcar no sangue. Estudos norte-americanos a consideram excelente para a prevenção de câncer de cólon e câncer de próstata. Os resultados de uma pesquisa realizada pelo National Câncer Institute (Instituto Nacional do Câncer) em Bethesda demonstrou que uma dieta rica em couves-de-Bruxelas, couve-flor, brócolis e repolho garante 49% em menos a possibilidade de adoecer. Os antioxidantes e os indoles presentes nesses vegetais permitem neutralizar a ação degenerativa dos radicais livres.
Como eliminar o cheiro que a couve-flor exala?
Durante o cozimento, a couve-flor emana um odor intenso e desagradável. A causa é devido ao enxofre contido na mesma que, quando aquecido, tende a evaporar-se. O inconveniente é facilmente resolvido colocando um recipiente com água e vinagre na panela: desta forma, o odor não exalará para o meio ambiente.
Truques na cozinha
Um bom conselho para a preparação da couve-flor: depois de cozidas na água ou no vapor, saltá-la em uma frigideira com azeite de oliva extravirgem e alguns dentes de alho. Tempere com pimenta-do-reino ou pimenta malagueta e apreciá-la quente! O segredo para cozinhá-la bem é não exceder o cozimento de vinte minutos, tempo útil para manter todas as vitaminas do vegetal.