
O alho é um bulbo de várias propriedades nutricionais, um alimento muito valioso para a nossa alimentação. Comê-lo cru pode parecer uma decisão arriscada, mas os benefícios são muitos. O seu valor antibacteriana e anti-séptico impede a proliferação de microorganismos, protegendo o intestino contra eventuais parasitas.
Alho cru: por que faz bem?
A essência responsável pelo odor característico do alho, bem como pelo seu sabor forte, é a “alicina”. Esta substância não é encontrada no bulbo inteiro: ela se forma no ato da divisão dos dentes, quando o alho é cortado, esmagado ou mastigado. A enzima alinase, que permite a formação da alicina, é neutralizada pelo calor e pelo cozimento. Para beneficiar-se das propriedades do alho é melhor consumi-los crus. Os atores e cantores sabem muito bem disso. Muitas vezes, antes da performance, eles comem alguns dentes de alho para reforçar a voz.
Um dente de alho, tantos benefícios
Considerado entre os antioxidantes naturais mais eficazes, protege o organismo contra o envelhecimento prematuro. É rico em sais minerais e vitaminas A, B1, B2, PP e C.
Embora pequeno, o alho é um alimento que contribui de várias maneiras para a saúde do organismo. Eis algumas:
- inibição da síntese do colesterol
- diminuição da agregação plaquetária (ação útil para fazer o sangue mais fluido)
- ação anti-inflamatória
- ação vasodilatadora
- efeito tonificante e fortalecedor para os músculos
Finalmente, se usado constantemente na alimentação, ele pode prevenir tumores.
Mais sabor às receitas!
Nas cozinhas italianas, o alho é usado para a preparação de muitos pratos. No molho, nos temperos ou marinadas: sua presença dá gosto e sabor a qualquer prato. O conselho dos especialistas é de esperar, pelo menos, dez minutos antes de cozinhá-lo, a fim de garantir a formação da alicina.